segunda-feira, 10 de outubro de 2016

QUESTÕES  DE PARASITOLOGIA


(UNIFESP) O jornal Folha de S.Paulo noticiou em 29.07.2006 que moradores de Santarém, no Pará, foram contaminados por mal de Chagas após terem ingerido um suco de frutas que continha fezes de barbeiro ou o próprio animal triturado. Uma das pessoas faleceu. Fato semelhante ocorreu em Santa Catarina em março do ano passado. A partir dessa notícia, um dos leitores elaborou as afirmações seguintes.
 I. Essa doença, endêmica de algumas regiões do Brasil, pode vir a se tornar uma epidemia, principalmente por meio do mecanismo de transmissão relatado pelo jornal.
 II. Na transmissão por ingestão do protozoário, a infestação é direta, tirando do ciclo um dos vetores da doença.
III. A pessoa que morreu já era portadora do protozoário, pois a doença leva à morte nos casos em que existe reinfestação do hospedeiro definitivo.
 IV. Certamente existem outras pessoas infectadas com o mal de Chagas em Santarém, caso contrário, a doença não teria aparecido. Estão corretas somente as afirmações:
 a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.

RESPOSTA

 Alternativa: C




O diagrama a seguir representa o ciclo do plasmódio causador da malária, uma doença que mata milhões de pessoas anualmente na África e no Brasil e para a qual não existem vacinas. O diagrama mostra os estágios do parasita: esporozoítos, merozoítos, trofozoítos, esquizonte e gametócitos. Muitos cientistas tentam, no momento, produzir vacinas concentrando suas estratégias nos estágios de esporozoítos e merozoítos.
 Explique por que os cientistas selecionam os estágios esporozoítos e merozoítos como fontes de antígenos.

Resultado de imagem para CICLO DO PLASMODIUM
Adicionar legenda


RESPOSTA

Porque esses são estágios extra-celulares do parasita. Nessa condição, esporozoítos e merozoítos encontram-se expostos ao sistema imune do hospedeiro, diferentemente dos estágios intracelulares.


A doença de Chagas atinge milhões de brasileiros, que podem apresentar, como sintoma, problemas no miocárdio, que levam à insuficiência cardíaca. Por que, na doença de Chagas, ocorre comprometimento da função cardíaca? Identifique o grupo ao qual pertence o causador da doença, assim como os filos do vetor e do hospedeiro.
RESPOSTA
 Na doença de Chagas ocorre comprometimento da função cardíaca devido ao intenso processo inflamatório local e morte do tecido muscular cardíaco. O agente causador é o Trypanosoma cruzi, um protozoário pertencente ao filo Mastigophora. O vetor é o Triatoma infestans, pertencente ao filo dos Artrópodes, e o hospedeiro é o homem, que pertence ao filo dos Cordados.





 (UFC) Recentemente, tem havido no estado do Ceará inúmeros casos de leishmaniose visceral ou calazar. Assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmissão e a profilaxia dessa doença.
a) protozoário Leishmania donovani - picada do mosquito do gênero Lutzomyia - combate ao mosquito.
b) protozoário Entamoeba histolytica - ingestão de cistos - eliminação de cães contaminados.
c) protozoário Leishmania brasiliensis - picada do mosquito do gênero Aedes - combate ao mosquito.
d) protozoário Toxoplasma gondii - ingestão de oocistos - remoção de dejetos de gatos.
 e) protozoário Balantidium coli - ingestão de cistos - saneamento básico.


RESPOSTA
 Alternativa: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário