Nome: Jacaré do papo amarelo
Nome científico: Caiman latirostris
Onde vive: Brejos, mangues, lagoas, riachos e rios
O que come: Carnívoro
Peso: 70 kg
Tamanho: Pode chegar a 5 m de comprimento
Características físicas: Ele tem o couro da barriga amarelado e o corpo coberto por placas muito duras. A cauda tem a forma de serra e é forte como um chicote.
Tempo de gestação: 70 a 90 dias
Número de filhotes: 25 a 30 ovos
Tempo de vida: 50 anos
Curiosidades:
· O jacaré de papo amarelo coloca os seus ovos debaixo da terra;
· Ele apareceu há 20 milhões de anos na região onde hoje fica o rio Amazonas;
· A mãe fica com os filhotes na boca para protegê-los dos predadores;
· Também pode viver na água salgada;
· Ataca os animais que se aproximam para beber água;
· É o único réptil que ataca o homem para se alimentar;
· Quando fica grande e velho, os índios começam a chamá-lo de "uruaru". Hoje é difícil o jacaré ficar velho no Brasil porque os homens o atacam para tirar a pele dele.
O Jacaré-de-Papo Amarelo (Caiman latirostris) faz parte da exuberante fauna das florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, com suas lagoas, lagos e rios. Sua presença representa, ao contrário do que muitos pensam, uma contribuição eficaz para o aumento da população de peixes nos corpos d’água, já que suas fezes servem de adubo para o desenvolvimento de fitoplancton, que é utilizado como alimento por diversas espécies de peixes.
É um animal esverdeado, quase pardacento, com o ventre amarelado e o focinho pouco largo e achatado. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos. A fêmea constrói o ninho próximo à água, com folhas mortas, gravetos e terra orgânica. Põe, em média 25 ovos e sua incubação é de aproximadamente 90 dias.
Tem vida quase que exclusivamente aquática. Sai para caçar principalmente à noite e, durante parte do dia, forma grupos, para tomar sol. Réptil contemporâneo dos grandes dinossauros que habitavam a Terra há milhões de anos, conseguiu sobreviver às grandes transformações do planeta. Mas não resistiu à ação do homem “civilizado”, estando hoje incluído na lista dos animais ameaçados de extinção (IBAMA). Sua extinção deve-se principalmente à destruição do seu habitat e à poluição dos rios. No Rio de Janeiro, vem aos poucos desaparecendo devido à drenagem de pântanos, aterro de alagados e derrubada de matas de restinga. É bem possível que a grande ocorrência desta espécie tenha inspirado o nome do local Jacarepaguá, que significa Lagoa dos Jacarés.
FONTE
http://www.saudeanimal.com.br/3263/zoo/repteis/jacare-de-papo-amarelo-animal-da-fauna-brasileiro
http://www.colegiofriburgo.com.br/projetos_2008/fund1/2_ano/liloca/victor/jacare.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário