Os tubarões devem nadar constantemente, ou então, podem morrer, certo? Na verdade essa história não se aplica para todas as espécies de tubarões.
Como outros peixes, os tubarões respiram através das brânquias. Quando a água passa pelos minúsculos vasos sanguíneos desse órgão, o oxigênio dissolvido na água é retirado e enviado para todos os tecidos do corpo. As brânquias também retiram o gás carbônico produzido pela respiração celular, que é lançando diretamente na água do mar.
Mas, o modo que os tubarões forçam a passagem da água pelas suas brânquias, difere entre as espécies.
Alguns tubarões, especialmente aqueles que não são nadadores ativos, tais como o tubarão-lixa e o tubarão-bullhead, respiram utilizando o bombeamento bucal. Este método utilizam o movimento de músculos bucais que sugam ativamente água, impulsionando-a até as brânquias, permitindo que os tubarões respirem mesmo parados.
Estes tubarões também têm espiráculos, ou aberturas respiratórias atrás dos olhos que permitem que o peixe puxe água mesmo quando está enterrado sob a areia.
Outros tubarões utilizam a ventilação forçada, isto é, eles oxigenam suas brânquias nadando muito rápido com suas bocas abertas. Alguns tubarões, como o tubarão-tigre, podem alternar entre bombeamento bucal e ventilação forçada dependendo rapidez com que está nadando.
"Ventiladores forçados obrigatórios " são os tubarões que não possuem a habilidade ou a anatomia necessária, para realizar o bombeamento bucal, e em vez disso só respiram através da ventilação forçada. Os tubarões deste grupo (que inclui o grande tubarão-branco e o tubarões-baleia) morreriam por falta de oxigênio, se parassem de nadar.
Geralmente, os tubarões que vivem em mar aberto precisam nadar o tempo todo, mesmo devagar, para não afundar. Isso acontece porque os tubarões não possuem bexiga natatória (órgão que permite ao peixe colocar-se em qualquer nível da água).
Alguns tubarões, principalmente os que ficam em águas profundas, compensam a falta da bexiga natatória com seu fígado repleto de óleo que é mais leve que a água.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário