sexta-feira, 14 de outubro de 2016

QUESTÕES: AGNATAS E PEIXES


01. (UNESP) "Cientistas ingleses disseram ter descoberto os restos de um dos primeiros tubarões. Os fósseis encontrados datam de 25 milhões de anos antes do que se acreditava. A impressão, a partir dos achados, é que os tubarões desta época não tinham mandíbulas."
(O ESTADO DE S. PAULO, 17/02/98, pág. A-12.)

a) Qual é o grupo de vertebrados que não possuía mandíbulas e que, provavelmente, antecedeu aos peixes? Cite um exemplo de um animal desse grupo.
Ciclostomados (Agnatas). Ex: lampreias e feiticeiras ou peixes-bruxa.
b) Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes. 
 Facilitou a vida livre já que os agnatas são parasitas, Os peixes com mandíbula podem abocanhar suas presas e, como predadores, apresentam maiores chances de sobrevivência no ambiente aquático, além de proporcionar melhor chance de defesa.

02. (FUVEST) Ouriço-do-mar, lagartixa, planária, polvo, anfioxo e cavalo-marinho.
a) Quais dos animais acima pertencem ao filo dos cordados?
Anfioxo (protocordatas), lagartixa (anfíbio), cavalo-marinho (peixe ósseo). 
b) Cite uma característica que permite agrupá-los nesse filo?

Presença de notocorda em alguma fase da vida.
03. (FUVEST) Com relação à bexiga natatória, responda:
a) Que tipo de peixe tem bexiga natatória? Os peixes ósseos.
b) Qual a principal função desse órgão? Funciona como órgão hidrostático.

c) Quando o peixe se encontra junto à superfície da água, o volume da bexiga natatória aumenta ou diminui? O volume da bexiga natatória aumenta quando o peixe se encontra junto à superfície da água.
d) Qual a função da bexiga natatória nos peixes dipnóicos, como a piramboia? Nos peixes dipnóicos, a bexiga natatória tem função respiratória.

04. (FUVEST) Dê quatro caracteres que distinguem os peixes cartilaginosos dos ósseos.

Peixes cartilaginosos têm esqueleto de cartilagem, boca ventral, têm válvula espiral e não têm bexiga natatória. Peixes ósseos têm esqueleto ósseo, boca anterior ou terminal, não têm válvula espiral e possuem bexiga natatória.


05. (UNICAMP) Muitas espécies são introduzidas em um ambiente sem que haja uma avaliação de riscos associados a essa prática. Isso tem acontecido em larga escala com peixes em todo o mundo. “A truta arco-íris já foi introduzida em 82 países, uma espécie de tilápia em 66 países e a carpa comum em 59 países”.
(Ciência hoje, 21 (124) 36-44, 1996)

Caracterize os peixes quanto à anatomia do coração e quanto ao tipo de sistema respiratório 
O coração dos peixes possui duas cavidades: um átrio e um ventrículo. A maioria dos peixes tem respiração branquial, mas há aqueles que têm respiração pulmonar (peixes dipnóicos como a piramboia) através da bexiga natatória modificada.

06. (VUNESP) Há pouco mais de 400 milhões de anos, alguns peixes tropicais começaram a desenvolver uma estratégia respiratória (respiração aérea) que tornou uma vantagem evolutiva para a ocupação de águas com baixa concentração natural de oxigênio, como as dos rios da Amazônia. Recentemente, um dos problemas que têm preocupado os ambientalistas é o derramamento acidental de petróleo em rios da Amazônia, com a formação de uma película de óleo sobre a superfície dos rios. Estudos realizados por pesquisadores brasileiros demonstraram que algumas espécies de peixe podem ser mais afetadas por este tipo de acidente ambiental.
(adaptado da Revista Pesquisa FAPESP N° 87 2003)

Tendo como referência o texto, responda.

a) Qual a estrutura presente em alguns peixes que possibilita a respiração aérea? Cite uma segunda função dessa estrutura.
 A estrutura é a bexiga natatória. Outra função dessa estrutura é atuar como órgão com função hidrostática (equilíbrio na água).
b) Comparando os peixes pirarucu (Araipama gigas, que tem respiração aérea obrigatória) e boari (Mesonauta insignis, que retira todo oxigênio que fica entre as moléculas de água), qual dos dois seria mais afetado pelo derramamento de petróleo nos rios? Por quê?
O mais afetado será o pirarucu, pois na tentativa de obtenção do ar atmosférico vai se contaminar com petróleo, substância rica em hidrocarbonetos, tóxicos aos peixes.

07. (UNICAMP) Os vertebrados apresentam apenas endoesqueleto, enquanto os invertebrados podem apresentar exoesqueleto ou endoesqueleto.

a) Dê um exemplo de invertebrado, com endoesqueleto e outro com exoesqueleto. Indique em cada caso a função e o principal componente químico do esqueleto.
Invertebrados com endoesquelto: poríferos (esponjas) possuem espículas de calcárias ou silicosas ou espongina com função de sustentação e equinodermos possuem esqueleto formado por placas calcárias, também com função de sustentação.
Invertebrados com exoesqueleto: artrópodes possuem esqueleto formado por quitina, com função de proteger e dar sustentação ao corpo do animal e corais (cnidários) possuem esqueleto externo de calcário.

b) Que grupo de vertebrados possui esqueleto inteiramente cartilaginoso?
Os peixes cartilaginosos ou condrictes.

8. (UNESP) Os peixes podem ser, entre outras formas alimentares, carnívoros ou herbívoros.Quanto a essas duas formas de alimentação:
Como são os peixes marinhos que vivem em grandes profundidades (regiões abissais)? Justifique sua resposta.

Carnívoros ou detritívoros porque em regiões abissais não chega luz e, portanto não há produtores (vegetais ou algas).

9. Por que consideramos os condrictes peixes mais primitivos do que os osteíctes?

 Porque revelam o esqueleto ainda cartilaginoso, à semelhança dos ciclóstomos e dos primitivos precursores pré-históricos dos peixes atuais.




10. Dê um conceito de peixe dipnóico. Exemplifique.

Os peixes dipnóicos são osteíctes que adaptaram a bexiga natatória à função de respiração aérea. Como conservam as brânquias, tais peixes revelam, então, dupla respiração. O exemplo mais típico é a piramboia. 

11.  (UFPA - PA) Dos vertebrados abaixo listados, qual o que possui esqueleto predominantemente cartilaginoso?

a) boto   b) arraia  c) jacaré  d) tracajá (que é uma tartaruga de água doce da região Amazônica)

12. (UFRN - RN). Na maioria dos peixes ósseos o órgão responsável pela manutenção do equilíbrio hidrostático com o meio é denominado:

a) bexiga natatória  b) nadadeira caudal  c) brânquias  d) linha lateral 

13. Qual a grande vantagem da aquisição de mandíbula pelos peixes?

As mandíbulas contribuem para a aquisição de grandes porções de alimento e favorecem a vida livre (os ciclostomados são parasitas).


14. Analisando um peixe ósseo, um estudante verificou a presença de uma bexiga natatória e de linhas laterais nos dois lados do corpo do animal. Qual a função dessas estruturas?


A bexiga natatória tem função hidrostática, facilitando a flutuação; as linhas laterais têm função sensorial, permitindo a percepção de vibrações e de variação de pressão do meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário