Os pontos-gatilho são nódulos discretos situados nos limites dos tecidos miofasciais que quando estimulados, causam uma dor referida específica e que atende um padrão reproduzível. Podem apresentar-se como ponto gatilho latente, aquele no qual a dor referida só se manifesta quando realizada a dígito pressão, ou ponto gatilho ativo, aquele no qual a dor referida é manifestada mesmo sem a dígito pressão.
Estudos realizados nos Estados Unidos afirmam que, aproximadamente, 23 milhões de pessoas possuem desordens crônicas da musculatura esquelética. Condições dolorosas no sistema musculoesquelético, inclusive a Síndrome Dolorosa Miofascial, constituem um dos mais importantes problemas crônicos encontrados na prática clínica de dor.
Os pontos-gatilho miofasciais são extremamente comuns e, em um momento ou outro, tornam-se parte dolorosa da vida de quase todas as pessoas. Os pontos gatilho latentes, que freqüentemente causam disfunção motora (rigidez e amplitude de movimento restrita) sem causar dor, são bem mais comuns que os pontos gatilho ativos, que além de tudo, provocam dor.
A presença de pontos-gatilho ativos caracteriza a Síndrome Dolorosa Miofascial, que é uma afecção álgica do aparelho locomotor que acomete músculos, tendões, fáscias e ligamentos. Caracteriza-se pela ocorrência de dor e pelo aumento de tensão dos músculos afetados. Fadiga e isquemia muscular localizada, devido à contração estática, constante repetição de movimento, posturas inadequadas, estresses emocionais, parecem estar envolvidas com sua gênese. A Síndrome Dolorosa Miofascial também pode estar associada ou ser secundária a outras afecções músculo-esqueléticas, metabólicas como a diabete melitus e hipotireoidismo, inflamatórias e/ou infecciosas.
O QUE É O PONTO GATILHO
É um ponto dentro do músculo ou tendão que é hiperirritado. Este ponto é dolorido, irradiando e projetando dores para outras áreas no corpo e, frequentemente, provoca alterações no sistema autônomo, como um aumento de secreção de suor, frio, lágrimas, saliva e arrepios.
Muitos de nós têm pontos de gatilho latentes que não causam problemas, mas podem facilmente ser acionados. Pontos de gatilho ativos, que geram dores, são mais comuns em mulheres entre 30 e 50 anos, mas são encontrados em todas as idades e em homens também. Um fator que pode ativar estes pontos doloridos são o sedentarismo ou trabalhos repetitivos. Pessoas que são ativas e alongam a musculatura tendem a ter menos risco de ativar os pontos de gatilho.
As regiões que podem apresentar pontos de gatilho com mais frequência são a parte superior do trapézio, manguito rotador, esternocleidomastóide, elevador da escápula, iliopsoas, quadrado lombar e glúteo médio.
Existem mais de 1000 pontos de gatilho no corpo humano, mas a maioria é rara. Talvez, por volta de 60 pontos, apareçam com uma certa frequência.
Cada ponto tem a sua área de projeção, que se repete em todos os seres humanos. As dores podem variar entre muito leve e muito forte, e pode complicar os movimentos, como em uma crise de torcicolo, por exemplo.
As dores provocados por trigger points são normalmente profundas e contínuas, aumentam e melhoram dependendo da tensão do ponto. As dores são, muitas vezes, encontradas longe do ponto de origem. Um ponto de gatilho ativo no glúteo pode gerar, por exemplo, dores na perna. Um ponto entre as escápulas pode gerar uma dor de cabeça.
As dores podem piorar ou melhorar dependendo da posição e do movimento do músculo. Descansos rápidos normalmente aliviam as dores. Já os descansos longos, como uma noite de sono, podem piorar.
PONTO GATILHO X FIBROMIALGIA
Muitas pessoas confundem os pontos gatilhos com a Síndrome da Fibromialgia. Vale diferenciar um caso de outro, visto que são condições distintas que podem estar relacionadas à depressão psicológica.. Nos pontos-gatilho, a dor origina-se no tecido conjuntivo, músculos, tendões e ligamentos. Já, a Síndrome da Fibromilagia é caracterizada por fadiga e dor musculoesquelética bastante difusa, sendo sua causa ainda desconhecida. Acredita-se que a Fibromilalgia seja de origem sistêmica diferente da manifestação dos pontos-gatilhos.
CAUSAS DE ATIVAÇÃO DOS PONTOS GATILHO
- Movimentos repetitivos
- Sobrecarga
- Desequilíbrio na articulação
- Frio/vento
- Movimentos rápidos
- Contração muscular extrema por muito tempo
- Outros trigger points
- Trauma
- Doenças
- Estresse
Embora as causas destes pontos não tenham explicações perfeitas e ainda estejam sendo estudadas, a massagem é considerada o tratamento mais eficaz para este problema. A massagem para trigger points começa com deslizamentos leves para preparar o músculo. Depois, são usadas técnicas para remover o ponto. Usam-se pressões, alongamentos e movimentos de torções leves na musculatura. O tempo de tratamento varia muito de acordo com o tipo de dor do paciente (aguda ou crônica), e de quais mecanismos de compensação foram desencadeados devido um processo inicial de dor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário