UFR-RJ) Recentemente, houve grande interesse por parte dos obesos quanto ao início da comercialização do medicamento Xenical no Brasil. Esse medicamento impede a metabolização de um terço da gordura consumida pela pessoa. Assim, pode-se concluir que o Xenical inibe a ação da enzima:
a) Maltase;
b) Protease;
c) Lipase;
d) Amilase;
e) Sacarase
RESPOSTA COMENTADA
letra c
a) Errada. A enzima maltase quebra a proteína maltose.
b) Errada. A enzima protease quebra proteína.
c) Certa. A enzima lipase quebra lipídios.
d) Errada. A enzima amilase quebra carboidratos, hidrolisando o amido.
e) Sacarase. A enzima sacarase quebra a sacarose.
(Unifor-CE) Considere as afirmações abaixo relativas a enzimas:
I. São proteínas com função catalisadora;
II. Cada enzima pode atuar quimicamente em diferentes substratos;
III. Continuam quimicamente intactas após a reação;
IV. Não se alteram com as modificações da temperatura e do pH do meio.
São verdadeiras:
a) I e III apenas;
b) II e IV apenas;
c) I, III e IV apenas;
d) II, III e IV apenas;
e) I, II, III e IV.
RESPOSTA COMENTADA
letra a
Alternativa I → Certa. As enzimas são proteínas que funcionam como catalisadores, diminuindo a quantidade de energia de ativação necessária para as reações ocorrerem. Com isso, as reações passam a ocorrer mais rapidamente.
Alternativa II → Errada. Uma enzima só catalisa reações cujos reagentes tenham forma complementar à sua, pois só assim pode ocorrer o encaixe entre eles. É por isso que as enzimas são específicas, isto é, cada tipo de enzima serve apenas para um determinado tipo de reação.
Alternativa III → Certa. No final das reações as enzimas permanecem inalteradas e podem repetir o processo com novos reagentes.
Alternativa IV → Errada. Vários fatores influenciam o funcionamento da enzima, como temperatura e pH. Quando há um aumento da temperatura, ocorre a desnaturação da enzima, que modifica sua forma dificultando o encaixe. Quanto ao pH, cada enzima tem um pH ótimo para seu funcionamento. Acima ou abaixo desse pH sua atividade fica comprometida
UEM-PR- adaptada) Assinale o que for correto.
01. O amido e o glicogênio, substâncias de reserva, são carboidratos classificados como polissacarídeos.
02. A quitina é uma proteína encontrada na composição do exoesqueleto dos insetos.
04. Os lipídios, componentes da estrutura das membranas celulares, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, como álcool, éter, clorofórmio e benzeno.
08. As proteínas são componentes estruturais importantes nos seres vivos. Elas são formadas pela união de aminoácidos por meio dos grupamentos amina (-NH2) e hidroxila (-OH) com perda de hidrogênio.
16. O bom funcionamento de uma enzima depende de fatores como temperatura, concentração de substratos e pH.
32. Em geral, cada tipo de substrato sofre a ação de determinada enzima que lhe é específica.
64. No final da reação, a enzima não pode ser reutilizada.
Dê como resposta a soma dos itens corretos.
RESPOSTA COMENTADA
Alternativa 01 → Certa. Amido e glicogênio são carboidratos de reserva classificados como polissacarídeos.
Alternativa 02 → Errada. A quitina é um carboidrato classificado como polissacarídeo nitrogenado, porque possui nitrogênio em sua estrutura.
Alternativa 04 → Certa. Os lipídios não se dissolvem em água. Sua solubilidade ocorre apenas em certos solventes orgânicos, como álcool, éter, clorofórmio e benzeno.
Alternativa 08 → Errada. As proteínas são formadas por um grupo amina (-NH2) e um grupo carboxila (COOH).
Alternativa 16 → Certa. Vários fatores influenciam na velocidade das reações controladas por enzimas, dentre eles: a concentração da enzima, concentração do substrato, temperatura e grau de acidez da solução (pH).
Alternativa 32 → Certa. Uma enzima só catalisa reações cujos reagentes tenham forma complementar à sua, pois só assim pode ocorrer o encaixe entre eles. É por isso que as enzimas são específicas, isto é, cada tipo de enzima serve apenas para um determinado tipo de reação.
Alternativa 64 → Errada. No final das reações, as enzimas permanecem inalteradas e podem repetir o processo com novos reagentes.
Nos dias atuais sabemos que as moléculas de proteínas são formadas por dezenas, centenas ou milhares de outras moléculas, ligadas em sequência como os elos de uma corrente. Assinale a alternativa que menciona quais moléculas formam as proteínas.
a) Moléculas de proteínas;
b) Moléculas de aminoácidos;
c) Moléculas de glicose;
d) Moléculas de polissacarídeos;
e) Moléculas de quitina.
RESPOSTA COMENTADA
etra b
a) Errado. As proteínas são moléculas muito importantes na constituição dos seres vivos e são formadas por moléculas de aminoácidos.
b) Certo. Os aminoácidos são unidos por ligações peptídicas formando as sequências de aminoácidos.
c) Errado. Glicose não é uma proteína e sim um carboidrato.
d) Errado. Os polissacarídeos são carboidratos como a celulose e o glicogênio.
e) Errado. A quitina também é um polissacarídeo que faz parte do exoesqueleto dos artrópodes.
Para que uma célula possa produzir suas proteínas, ela precisa de aminoácidos, que podem ser obtidos de duas formas: ingeridos em alimentos ricos em proteínas, ou produzidos pelas células a partir de outras moléculas orgânicas. Nas alternativas abaixo marque respectivamente como são chamados os aminoácidos que um organismo não consegue produzir, e como são chamados os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias.
a) Aminoácidos naturais e aminoácidos essenciais;
b) Aminoácidos proteicos e aminoácidos não essenciais;
c) Aminoácidos primários e aminoácidos secundários;
d) Aminoácidos globulares e aminoácidos secundários;
e) Aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais.
RESPOSTA COMENTADA
letra e
A resposta e é a correta porque os aminoácidos que um organismo não consegue produzir são chamados de essenciais, enquanto que os aminoácidos produzidos a partir de outras substâncias são chamados de não essenciais ou naturais.
As proteínas são formadas pela união de moléculas de aminoácidos e desempenham diversos papéis no organismo, como função estrutural, enzimática, imunológica, dentre outras. De acordo com os seus conhecimentos sobre as proteínas, marque a alternativa errada.
a) As proteínas podem diferir uma das outras nos seguintes aspectos: quantidade de aminoácidos na cadeia polipeptídica; tipos de aminoácidos presentes na cadeia polipeptídica e sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica;
b) Os aminoácidos essenciais são aqueles que um organismo não consegue produzir;
c) A ligação entre dois aminoácidos vizinhos em uma molécula de proteína é chamada de ligação peptídica e se estabelece sempre entre um grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro aminoácido.
d) Com exceção das ribozimas, todas as enzimas são proteínas, sendo que muitas são proteínas simples e outras conjugadas.
e) No final da reação, a molécula do produto se separa da enzima, que é descartada pelo organismo.
RESPOSTA COMENTADA
Letra e
A alternativa e está errada porque após uma reação a enzima permanece inalterada, podendo ser reutilizada em reações futuras
Nenhum comentário:
Postar um comentário