quarta-feira, 23 de julho de 2014

Moxabustão
A moxabustão é uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa. Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura, sendo amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental tradicionais como: Japão, Coreia, Vietnã, Tibete e Mongólia. Esta prática,  parece ser anterior á acupunctura.
A moxa é uma técnica que consiste em aquecer os pontos de Acupuntura pela queima de ervas, com a finalidade de aquecer o Qi e o Sangue dos Canais de energia Principais e secundários, para que se aumente o Yang Qi, a energia responsável pelas atividades energéticas do corpo.
A aplicação de moxa tem duas finalidades básicas: A de aquecer o Qi e o Sangue (Xue), para o tratamento das doenças provocadas pelo frio, fator perverso externo, e a de evitar a penetração deste quando o Qi vital enfraquece, com. A erva utilizada mais frequentemente é a artemísia seca ( Artemisia vulgaris ).

  Para a aplicação da moxa existem duas técnicas básicas: A direta e a indireta.
  Tradicionalmente utilizava-se o método de aplicação direta , onde a moxa queima diretamente sobre a pele nos pontos de acupuntura, mas devido aos inconvenientes ( cicatrizes irreversíveis devido à queimaduras ) esse método,caiu em desuso atualmente o método indireto é o mais utilizado. Existem apoios de  cerâmica e madeira que protege a pele do paciente que são utilizados pelos acupunturistas
  No método tradicional , uma rodela de gengibre ou de alho ( ou outro produto ) é interposta entre a pele e a moxa. A substância colocada entre a moxa e a pele tem também propriedades medicinais e tem ação coadjuvante e sinérgica com a moxa.
  Também podem-se utilizar bastões de artemísia como método indireto.

REFERÊNCIAS:

http://www.medicinachinesapt.com/moxabustao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário