domingo, 27 de julho de 2014

MEDICINA  TRADICIONAL  CHINESA

ACUPUNTURA
 ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A TEORIA DOS 5 ELEMENTOS
A teoria dos cinco elementos Wu Xing, (五行 wŭ xíng) ou cinco movimentos grafados nos ideogramas que significam cinco (Wu) e "andar" (Hsing / Xíng), afirma que a madeira (), o fogo (), a terra (), o metal () e a água (), são os elementos básicos que formam o mundo material. Existindo uma interação e controle recíproco entre eles que determina seu estado de constante movimento e mudança. Nessa teoria que estabelece um conjunto de matrizes, todas as coisas podem ser classificadas de acordo (em analogia) á estes elementos ou relações entre eles.
A Teoria dos Cinco Elementos é parte essencial da Medicina Chinesa, que incorpora conhecimentos médicos, filosóficos e religiosos de várias fontes, no decorrer dos séculos  até chegar à intervenção do mais famoso dos imperadores chineses, conhecido como o Imperador Amarelo. O amarelo ai é uma referência aos chamados filhos do Sol, considerados assim pela retidão dos seus compromissos com o bem-estar da humanidade. Foi ele quem unificou o que se chama hoje de Medicina Tradicional Chinesa (MTC “
Os fundamentos da Medicina Chinesa”,  diz que o fundamento da MTC está baseado em três teorias: Yin e Yang, Qi e os Cinco Elementos.
Mais recente que a teoria do yin e yang, a teoria dos 5 elementos foi primeiramente documentada na China no Período dos Estados Guerreiros (221-476 a.C.) e coexistiu independentemente da teoria do Yin e Yang, mas foi durante a Dinastia Song (960-1279 d.C.) que começou a fusão entre os dois sistemas e que o sistema dos 5 elementos foi utilizado para diagnóstico e tratamento de doenças pela primeira vez.
Nesses tempos o homem primitivo procurou entender os fenómenos naturais e os fatores de mudança que determinam as estações, o crescimento das plantas, o clima, etc. Compreendendo a influência que estes fatores tinham, os antigos filósofos chineses, delinearam a Teoria dos Cinco Elementos, como: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. E a cada um deles atribuíram características específicas, em distintas áreas do organismo.
Tudo pode ser classificado de acordo com esta teoria. Os 5 elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias Yin e Yang.
Cada um dos elementos possui uma natureza especial cujas características influenciam a dinâmica das nossas vidas. Segundo a MTC cada ser humano tem uma afinidade com pelo menos um dos elementos. Esta teoria utiliza-se, ainda, como uma ferramenta na recuperação eficaz dos doentes pois nos ramos da MTC utilizam a teoria dos cinco elementos para a aplicação de diagnósticos e terapias. Através da observação de milhares de anos, tem-se ajustado como método de diagnóstico na prática clínica dos médicos chineses. Isto permite esclarecer claramente como os elementos afetam a personalidade e dão como resultado preferências patológicas claras de cada um de nós através de sabores, sons, cores, expressão do paciente, emoções, formas, estruturas do corpo, doenças e métodos de tratamento.
Os Cinco Elementos são: água (liquidez, fluidez, solução), fogo (calor, combustão), madeira (solidez, praticidade), metal (solidez, congelamento, capacidade de modelação), terra (nutrição).
Além disso, podem simbolizam  movimentos dos fenômenos naturais. A Madeira representa o movimento expansivo e exterior em todas as direções, o Metal representa o movimento contraído e interior, a Água representa o movimento para baixo, o Fogo indica o movimento para cima e a Terra representa neutralidade ou estabilidade.
Esses movimentos encontram aplicação importante na Medicina. O fogo patológico inflama-se para cima causando face avermelhada e sensação de calor, a Madeira (Qi do Fígado) flui livremente em todas as direções, o Metal controla a pele que contém o corpo, a Água (Qi do Rim) tem um movimento para baixo, excretando fluídos impuros, a Terra está no centro sendo uma referência. Eles também estão associados a diferentes estações. Madeira com primavera, nascimento; Fogo com verão, crescimento; Metal com outono, colheita; Água com inverno, armazenamento e a Terra com interestações, transformação.


Provérbio Chinês
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.


REFERÊNCIAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário