HISTÓRIA DA
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA ( MTC ) bloco 1
NASCIMENTO
DA MTC
Na China antiga há milhares de
anos atrás, diz alenda
que,um soldado padecia de enxaqueca. Certo dia,quando em batalha, levou uma flechada no pé. Ao ser
levado para ser tratado por um curandeiro, atitude comum naquela época, a seta foi
retirada e o tratamento da ferida foi realizada pelo mestre curandeiro . Como
por encanto as persistentes enxaquecas do guerreiro desapareceram sem explicação, o sábio curandeiro depois de
suas observações e estudos experimentou
espetar espinhos e fez uma relação entre a área do ferimento, próxima ao tendão
de aquiles, e o alívio de dores localizadas em outras regiões, mesmo distantes,
na cabeça. Assim, aprendeu a tratar diversos problemas de saúde usando o mesmo
artifício: acionar pontos-chave do corpo.
Esse relato, sem nenhuma referência de data ou local, se estabeleceu no
imaginário popular como a descoberta da acupuntura, a faceta mais conhecida da
medicina tradicional chinesa (MTC) entre os ocidentais. A história não passa de
lenda: há variações dela em que o soldado vira caçador, a flecha, um dardo, e
por aí vai. O que existe de concreto é que, no lugar exato da descrição do
ferimento do tal soldado, a acupuntura assinala um ponto chamado kunlun, que
tem propriedades analgésicas.
Praticados ainda hoje, os princípios da MTC foram estabelecidos há cerca
de 5 mil anos. Baseados no conceito de que a saúde do homem é fruto do
equilíbrio da energia vital, os chineses desenvolveram os métodos terapêuticos
que compõem seu repertório: além da acupuntura, há a fitoterapia (o uso de
plantas medicinais em forma de chás, extratos e cápsulas), a dietoterapia (que
combina cores e sabores dos alimentos), as massagens (como o tui ná e o
shiatsu) e os exercícios físicos, como o tai chi chuan e o lian gong.
Esses princípios se baseiam na concepção do Universo segundo o taoísmo,
conjunto de tradições filosóficas e religiosas inauguradas pelo mestre Lao Tsé,
um contemporâneo de Confúcio, que teria vivido no século 6 a.C. A filosofia do
tao ("caminho", em chinês), segundo a qual a natureza é harmônica e
organizada, mas está em constante mutação, influenciou fortemente o budismo e o
confucionismo, outras fontes da medicina chinesa.
O taoismo, também
chamado daoismo e tauismo , é uma tradição filosófica e religiosa originária
da China que
enfatiza a vida em harmonia com o Tao (romanizado atualmente como "Dao"). O termo chinês tao significa
"caminho", "via" ou "princípio", e também pode
ser encontrado em outras filosofias e religiões chinesas. No taoismo,
especificamente, o termo designa a fonte, a dinâmica e a força motriz por trás
de tudo que existe.
É, basicamente, indefinível: "O Tao do qual se
pode discorrer não é o eterno Tao. A principal obra do taoismo é o Tao Te Ching,
um livro conciso e ambíguo que contém os ensinamentos atribuídos a Lao Zi (chinês:
老子, pinyin: Lǎozi, Wade-Giles: Lao
Tzu). Juntamente com os escritos de Zhuangzi,
estes textos formam os alicerces filosóficos do taoismo. Este taoismo
filosófico, individualista por natureza, não foi institucionalizado. Ao longo
do tempo, no entanto, foram sendo criadas formas institucionalizadas do taoismo
na forma de diferentes escolas que, frequentemente, misturaram crenças e
práticas que antecediam até mesmo os textos-chave do taoismo - como, por
exemplo, as teorias da Escola dos Naturalistas, que sintetizaram conceitos como
o do yin-yang e
o dos cinco elementos. As
escolas taoistas tradicionalmente reverenciam Lao Zi e os "imortais"
ou "ancestrais" e possuem diversos rituais de adivinhação e exorcismo,
além de práticas que visam a atingir o êxtase e obter maior longevidade ou
mesmo a imortalidade.
As tradições e éticas taoistas variam de acordo com a escola, porém, no
geral, enfatizam a serenidade , a não ação (wu-wei), o
vazio, a moderação dos desejos , a simplicidade , a espontaneidade, a contemplação da natureza7 e
os Três Tesouros: compaixão, moderação e
humildade.
O taoismo teve uma influência profunda na cultura chinesa no decorrer
dos séculos. Os clérigos do taoismo institucionalizado(chinês:
道士, pinyin: dàoshi),
geralmente, tomam cuidado para deixar clara a distinção entre suas tradições
rituais e os costumes e práticas encontrados na religião popular chinesa, uma vez que
estas distinções podem ser facilmente pouco perceptíveis. A alquimia
chinesa (especialmente neidan), a astrologia chinesa, o zen-budismo,
diversas artes
marciais, a medicina tradicional chinesa, o feng shui e
diversos estilos de qiqong têm suas histórias entrelaçadas com a do
taoismo. Além da China em si, o taoismo teve grande influência nas sociedades
do leste da Ásia.
Na visão dos orientais, tudo o
que existe no Universo é feito de energia, inclusive o ser humano. Para que
haja saúde física e mental, a energia deve fluir e circular pelo corpo em
equilíbrio e harmonia - os dois estados responsáveis pela ordem das coisas na
natureza. "Quando há bloqueio ou estagnação de energia no organismo,
surgem as doenças", diz o médico Ysao Yamamura, chefe do setor de medicina
chinesa e acupuntura da Unifesp. Sob essa perspectiva, nenhuma parte do corpo
ou da psique pode ser levada em conta individualmente.
Histórico: Dados Históricas da Medicina Tradicional
Chinesa
§ 4115 - 4365 aC. - Shao Yang, Parentesco
matrilinear; Lung Shao, Parentesco patrilinear (Eliade) - Condição
essencial parágrafo trocadilho como Regras AVO-Filho-neto nenhum dos Estudo 5 Elementos.
§ 2000 aC - Fundição não Bronze / Dinastia Chang
(Blunden; Elvin,)
§ 1400 aC. - Descoberta do Álcool na Dinastia
Shang - No norte da China (Blunden; Elvin) (1800 aC 1100 aC.)..
§ 600 aC. - Cunhagem de Moedas de cobre (Zhou)
(Blunden; Elvin).
§ 513 aC -. Primeira referencia a Fundição do Ferro
(Gernet).
§ 501 a C. - Referência a 4 Processos de Diagnóstico
Médico: da tez Exame; da Língua;auscultação com Técnicas da Época; Exame
de pulso e História Médica do Paciente (Gernet).
§ 479 a C. - Dados tradicional da morte de Confúcio
(551-479) (Gernet; Eliade).
§ 436 a C. - Cálculo do Ano solares 365 Dias 3, 1/4
(Gernet). 289 a C. - Morte de Mêncio, discipulo de Confúcio (Gernet).
§ 200 aC. - 0 dC. - Primeira Dinastia Han,
Consolidação da unificação da Escrita (pincel sobre papel); paquímetro
Graduado em "cun"; Rota da Seda - Contato com Mundo Árabe 51
aC.; Contato com Romanos; Doutrina dos 5 Elementos e Yin Yang. (Blunden;
Elvin; Gernet).
§ 200 aC - Século II aC -. Siderurgia do Aço
(Gernet).
§ 140 aC - Primeira obra de alquimia Chinesa
(Gernet).
§ 160 aC - Hospitais - Controle do Ensino Médico na
corte (Beau).
§ 28 aC - Início do Registro sistemático das Manchas
solares (Gernet).
§ 0 - 200 dC - Segunda Dinastia Han; Primeiros
hospitais, Que aumentam de Nummer com Desenvolvimento fazer budismo (Blunden;
Elvin; Ronan).
§ 50 - Chegada fazer budismo (Blunden; Elvin).
§ 215-282 - O Médico Zhenjiu Jiayijing de Anding -
Gansu publica UMA Síntese e sistematização fazer nei jing nomos definindo
parágrafo 348 pontos (Fu weikang).
§ 300 (Século IV) - Publicação das coletâneas de Ge
Gong REFERÊ-se a moxa com alho e sal parágrafo Infecções com pus e DIVERSAS
OUTRAS Indicações em "Receitas parágrafo Casos Urgentes Ao Alcance da
Mão" (weikang Fu).
§ 600 - Publicação Tipográfica acupuntura sobre
(Ronan) (?).
§ 618-917 - Dinastia Tang cria o Instituto de
Medicina Imperial (Tai Yi Shu) com Departamentos Separados de acupuntura,
moxabustão e farmacologia (Fu weikang).
§ 624 - Início dos Exames sistemáticos controlados
Pelo Estado representado Pelo Tai-yi-chou (grande SERVIÇO Médico) Cujo Quadro
efetivo era de 349 Funcionários (Beau) .900 - Impressão com blocos de madeira
(Ronan; Blunden; Elvin).
§ 1000 - Impressão c / TIPOS Móveis (Blunden; Elvin).
§ 1200 - Impressão de ilustrações; Publicações
de Trabalhos de Botânica (Ronan).
§ 1500 - Hospitais colônias de
leprosos (Ronan).
§ 1518-1593 (Século XVI) - O Médico Li Shizhen
publica Compendio de Matéria Médica (Ben Cao Gang Mu) com Recomendacoes da
moxabustão parágrafo ESQUENTAR OS Canais e eliminar o frio e umidade. Inclui
detalhada DESCRIÇÃO da Farmacopéia ATÉ entao conhecida, reunindo 443 Produtos
Derivados de animais; 1.074 substancias Vegetais e 354 Produtos minerais. (Fu
weikang; Beau)
REFERÊNCIAS:
1. Academia
Brasileira de Letras. Disponível emhttp://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23.
Acesso em 26 de setembro de 2013.
2. Ir para cima↑ SCHAFER,
E. H. Biblioteca de história universal Life: China antiga. Tradução
de Maria de Lourdes Campos Campello. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio
Editora. 1979. p. 19.
4. Ir para cima↑ BLOFELD,
J. Taoismo: o caminho para a imortalidade. Tradução de Gílson César
Cardoso de Souza. 10ª edição. São Paulo. Pensamento. 1995. p. 24-26.
5. Ir para cima↑ TSAI,
C. Tao em quadrinhos. Tradução de Maria Clara de B. W. Fernandes.
Rio de Janeiro. Ediouro. 1997. p. 15.
6. Ir para cima↑ LAO-TSÉ. Tao
Te Ching: o livro que revela Deus. São Paulo. Martin Claret. 2003. p. 104.
7. Ir para cima↑ WILKINSON,
P. O livro ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e
doutrinas que acompanham o homem através dos tempos. Tradução de Margarida
e Flávio Quintiliano. São Paulo. Publifolha. 2001. p. 70,71.
OBS: Este artigo visa a informação
complementar de assuntos relacionados a temas específicos , no mesmo consta
compilações de artigos modificados citados na referência e seus respectivos
autores. Sendo assim este artigo possui dados de outros autores sendo o mesmo
um resumo e não autoral,sendo assim deve ser considerado como um resumo.
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