sábado, 26 de julho de 2014

ACUPUNTURA

MERIDIANOS PRINCIPAIS

Meridianos é o conjunto de canais ou caminhos invisíveis que, segundo a Tradicional Medicina Chinesa (MTC), interligam os diversos  ou Centros de Força ( Zang Fu ) existentes no corpo humano, com a finalidade de conduzir a energia vital (Chi, Ki ou Qi), diferenciada em Yin e Yang, responsável pela manutenção da Vida.
Na Medicina Tradicional Chinesa o Qi (energia) é a essência de todas as coisas. Esta energia flui pelo corpo humano de forma regular, formando os Canais Energéticos que são imateriais. Estes canais são chamados de Meridianos. Estes conduzem a energia que percorre o corpo. Estes canais são vias de um Sistema Circulatório que junto com o Xue (sangue) estruturam a vida e a harmonia. Os Meridianos são canais por onde circula a energia do alto para o baixo e do baixo para o alto, ou seja, eles possibilitam que a energia percorra o corpo humano da cabeça aos pés , num fluxo ininterrupto. Há doze meridianos pares existentes simetricamente dos dois lados do corpo. 
 Os 12 meridianos principais que formam a grande circulação de energia,  correspondem aos cinco órgãos Yin  e às cinco vísceras Yang (Zang Fu ), além de duas funções – Triplo Aquecedor e Pericárdio.
Por Yin entendem-se os órgãos chamados duros , inteiros ou compactos, produzem energia: Rins ( R ) , Fígado ( F ) , Coração ( C ) , Baço-Pâncreas ( BP) , Pulmões ( P )  e a função Circulação e Sexualidade (Pericárdio , CS).
Os órgãos Yang são as vísceras ocas que fazem circular tanto matéria quanto energia: Bexiga ( B ) , Vesícula Biliar ( VB) , Estômago ( E ) , Intestino Grosso, Intestino delgado ( ID ) e a função Triplo Aquecedor ( TA).
As duas artérias (meridianos impares) são:
-o Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo;
- e o Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.
 Na circulação de energia existe uma sequência energética que passa de um Meridiano para outro sucessivamente, circuito que se completa nos 12 Meridianos no final de 24 horas. Paralelamente a esta circulação dos 12 Meridianos, na grande circulação de energia, existe uma outra que passa do Vaso Governador para o Vaso de Concepção, de uma maneira contínua e que também se completa em 24 horas.
O meridiano do pulmão começa ao nível do primeiro espaço intercostal, sobre ao ombro e desce pelo braço até a extremidade do polegar.
O meridiano do Intestino  Grosso começa a partir da extremidade do dedo indicador, estende-se pelo braço subindo pelo pescoço e pelo rosto e termina no sulco nasolabial.
O meridiano do estômago inicia-se entre a borda infra-orbital e o globo ocular, continua pela face, desce pelo tronco epela perna até o pé, onde segue até a extremidade do segundo dedo.
O baço –pâncreas começa no grande artelho(polegar do pé), sobe pe laperna, atravessa a frente do corpo e termina na linha medial da axila.
O meridiano do coração começa  a partir do centro da  região axilar, desce pelo braço internamente e, pela mão, segue até a extremidade do dedo mínimo.
 Intestino delgado começa na extremidade do dedo mínimo, estende-se pelo braço, atravessa as costas e sobe pela nuca em direção ao ouvido.
Bexiga inicia-se no ângulo interno do olho, passa por cima da cabeça, desce pela nuca, pelo lado da coluna vertebral, continua pela perna e termina na última articulação do quinto pododáctilo (dedo mínimo do pé).
O meridiano do rim começa na parte média da região plantar do pé, sobe pela perna, pela frente do corpo e termina na depressão da borda inferior da clavícula.
 O Pericardio ou CS começa a partir da região do mamilo, no quarto espaço intercostal, estende-se pelo braço até a ponta do dedo médio.
O   Triplo aquecedor começa no dedo anular, sobe pelo braço, ombro e pescoço e termina na depressão da extremidade externa da sobrancelha.
 O meridiano da Vesícula Biliar inicia-se no ângulo externo do olho   com percurso sinuoso pela cabeça e desce pelo corpo lateralmente até a parte inferior do quarto pododáctilo.
O meridiano do Figado começa a partir do hálux segue pela perna e vai até o centro do corpo, terminando abaixo do mamilo no sexto espaço intercostal.

REFERÊNCIAS:
Fonte: “Shiatsu: um guia completo”, de Chris Jarmey e Gabriel Mojay


Coelho Neto – Fisioterapeuta e Acupunturista









Nenhum comentário:

Postar um comentário