O que é Leucemia?
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida. Ela tem como principal característica o acúmulo de células jovens (blásticas) anormais na medula óssea, que substituem as células sangüíneas normais. A medula é o local de formação das células sangüíneas, ocupa a cavidade dos ossos e é conhecida popularmente por tutano. Nela são encontradas as células mães ou precursoras, que originam os elementos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e plaquetas.
Sintomas da Leucemia
Os sintomas de leucemia estão relacionados ao tipo de condição de saúde que a pessoa apresenta. Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo de células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias).
A leucemia de crescimento lento ou crônica pode não causa quaisquer sintomas no início, enquanto a leucemia de cunho agressivo ou de rápido crescimento pode levar a sintomas graves.
Os sinais e sintomas da leucemia comum incluem, tipicamente:
- Febre ou calafrios
- Fadiga
- Fraqueza
- Infecções frequentes ou graves
- Perda de peso sem esforço
- Aumento do fígado ou do baço
- Sangramento fácil ou hematomas
- Hemorragias nasais recorrentes
- Manchas vermelhas minúsculas na pele
- Transpiração excessiva (principalmente à noite)
- Dor nos ossos ou articulações.
Em caso de células que se infiltram no cérebro, sintomas como dores de cabeça, convulsões, perda de controle muscular e vômito podem ocorrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário