Material: Intestino Delgado
Técnica: HE
Técnica: HE
Observação com aumento total de 100x: Observe junto à luz do intestino delgado as vilosidades que são evaginações da mucosa intestinal.
Nessas vilosidades observe que há o epitélio na borda das mesmas e o tecido conjuntivo frouxo no centro das mesmas. As vilosidades se apresentam como se fossem dedos voltados para a luz intestinal.
Observação com aumento total de 400x: As vilosidades se tornam bem evidentes e o seu epitélio com células cilíndricas numa só camada dá o nome de epitélio cilíndrico simples. Entremeados com as células cilíndricas aparecem as células caliciformes secretoras de muco.
No ápice das células epiteliais são observadas as microvilosidades formando a bordadura em escova. As microvilosidades são evaginações importantes, pois absorvem os produtos finais da digestão.
Os aminoácidos são os produtos finais da digestão de proteínas bem como a glicose (produto final da digestão de carboidratos)
Material: Vesícula biliar
Técnica: HE
Técnica: HE
Observação com aumento total de 100x: Observe a mucosa da vesícula biliar pregueada com epitélio cilíndrico simples dotado de células altas numa só camada de células. Abaixo do epitélio perceba o tecido conjuntivo.
Observação com aumento total de 400x: Observe o epitélio cilíndrico simples de maneira detalhada notando as células altas com seu núcleo alongado na vertical. Tal epitélio absorve água da bile concentrando-a.
FONTE:
http://www.usjt.br/acervolaminas/index.php/citologia/4-histologiageral/51-tecidos-epiteliais-de-revestimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário